DOMINGO DE RAMOS


REGULAMENTO DAS COMPETIÇÕES DE DOMINGO DE RAMOS
(Faça download deste regulamento neste link https://drive.google.com/file/d/0B9xvCexblCuAV2UzVTE5QjY2UDg/view?usp=sharing)

As competições do Projeto Domingo de Ramos, do dia 09 de abril de 2017, serão regidas pelo presente regulamento.

1 - DAS COMPETIÇÕES
1.1 - As competições de Domingo de Ramos são as seguintes:
a)   Atletismo;
b)   Corrida de Jumento;
c)    Natação; e
d)  Canoagem.

2 – DO ATLETISMO
2.1–A competição de atletismo dar-se-á de prova única de corrida atlética livre em duas modalidades, corrida masculina e corrida feminina, que ocorrerão concomitantemente e seguirão as mesmas regras e percurso.
2.2 – Seu início dar-se-á às 15:30 horas do povoado Mangabeira, com seu ponto de largada em frente ao orelhão público dessa localidade, seguindo pela MA 106, entrando na zona urbana pela Rua das Flores, avançando pela Rua Celso Gustavo e com chegada na Praça José Sarney, em frente ao CE Newton Bello, podendo, a critério da Comissão Organizadora, haver mudança nesse percurso ou na sua forma de realização no que diz respeito ao horário de cada modalidade.
2.3 – O critério de chegada nesta competição é dado pelo alcance do tronco, na altura do ombro à linha de chegada.
2.4 – Ao final da competição, para cada modalidade (masculina e feminina), serão premiados apenas os 1º, 2º e 3º colocados, respeitando a ordem de chegada e o cumprimento de todas as normas da corrida.

3 – DA CORRIDA DE JUMENTO
3.1 – A corrida de jumento dar-se-á de prova única, sem distinção de sexo do competidor, cujo deve necessariamente, durante a competição, está montado ao seu animal da raça jumento(a).
3.2 – Seu início dar-se-á às 16:00 horas com largada no início na Rua das Flores, avançando pela Rua Celso Gustavo e com chegada na Praça José Sarney, em frente ao CE Newton Bello, podendo, a critério da Comissão Organizadora, haver mudança nesse percurso.
3.3 – O critério de chegada nesta competição é dado pelo alcance da cabeça do jumento à linha de chegada.
3.4 – Ao final da competição será premiado 1º, 2º e 3º colocado, respeitando a ordem de chegada e o cumprimento de todas as normas da corrida.

4 – DA NATAÇÃO
4.1 – A competição de natação dar-se-á em duas modalidades, masculina e feminina, onde deverá o competidor nadar livremente de um ponto a outro do percurso.
4.2 - O início da natação feminina dar-se-á às 15:30 horas e a masculina às 16:00 horas, cujas terão sua largada entre os pilares da ponte sobre o Rio Turiaçu, seguindo reto no leito do rio até o ponto de chegada devidamente marcado pela Comissão Organizadora, que terá uma linha de boias de uma margem a outra do rio, compreendida na direção do poste mais próximo à rampa do cais na Avenida Beira Rio, podendo, a critério da Comissão Organizadora, haver mudança nesse percurso ou na sua forma de realização no que diz respeito ao horário de cada categoria.
4.3 – O critério de chegada nesta competição é dado pelo alcance de uma das mãos do competidor à linha de chegada.
4.4 – Ao final da competição serão premiados apenas os 1º, 2º e 3º colocados, de ambas as modalidades, respeitando a ordem de chegada e o cumprimento de todas as normas da natação.
4.5 – Por motivos de segurança e limitações de logística e pessoal, na competição de natação, dependendo do número de inscritos, a Comissão Organizadora poderá realizar a competição por etapas classificatórias.

5 – DA CANOAGEM
5.1 – A competição de canoagem dar-se-á sem distinção de sexo dos participantes, composta por três modalidades: Canoagem com 1, 3 e 5 remadores.
5.2 - O início das competições de ambas as modalidades dar-se-ão respectivamente às 16:30, 17:00 e 17:30 horas, cujas terão sua largada a partir de uma linha de boias de uma margem a outra do rio, compreendida na direção do poste mais próximo a rampa do cais na Avenida Beira Rio, seguindo reto no leito do rio, passando sob a ponte Rio Turiaçu, até o limite de dois quarteirões da cidade, devidamente marcado por boias, onde far-se-á o retorno tendo o mesmo ponto de largada como chegada, podendo, a critério da Comissão Organizadora, haver mudança nesse percurso.
5.3 – Em ambas as modalidades, cada canoa deverá está identificada por cor escolhida no ato da inscrição não coincidente com as demais concorrentes.
5.4 – O critério de chegada nesta competição, em ambas as modalidades, é dado pelo alcance de uma das extremidades da canoa à linha de chegada.
5.5 – Ao final da competição serão premiados, para cada modalidade, o 1º, 2º e 3º colocado, respeitando a ordem de chegada e o cumprimento de todas as normas da canoagem a remo braçal.
5.6 – Por motivos de segurança e limitações de logística e pessoal, na competição de canoagem, dependendo do número de inscritos, a Comissão Organizadora poderá realizar a competição por etapas classificatórias.

6 - DAS INSCRIÇÕES
6.1 - As inscrições devem ser realizadas unicamente no prédio da Secretaria Municipal de Cultura, localizada no 2º Piso do Centro Administrativo Municipal, à Praça da Bandeira, s/nº, centro – Santa Helena/MA, do dia 30 de março até o dia 06 de abril de 2017 (exceto sábados e domingos), nos horários de funcionamento da Secretaria Municipal de Cultura, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas, através do preenchimento de ficha própria para cada competição, dispostas nos Anexos A, B, C, D e E deste regulamento.
6.2 – É pré-requisito em todas as competições que o inscrito, inclusive cada membro de uma equipe, esteja em condições de saúde suficientes para a competição a qual se propôs a concorrer.
6.3 – Exclusivamente nas competições aquáticas NÃO SERÁ PERMITIDO, em hipótese alguma, a inscrição de pessoas que não saibam nadar o suficientemente para as condições verificadas no ambiente de realização das provas.
6.4 – O candidato no ato da inscrição deverá obrigatoriamente informar os seguintes documentos:
a)   RG;
b)   CPF;
c ) Comprovante de Residência ou outro documento que indique seu endereço;
6.5 – O ato de inscrição por si só garante que o inscrito e, conforme o caso, todos de sua equipe estarão de acordo com todas as normas estabelecidas neste regulamento, não podendo estes, em hipótese alguma, alegar desconhecimento de seu conteúdo e compromisso firmado.
6.6 – A ausência de algum dos documentos solicitados no item 6.4 deste edital invalidará a inscrição.
6.7 - Para as inscrições na competição de CANOAGEM nas modalidades de TRÊS E CINCO REMADORES, deve-se informar nominalmente cada integrante da embarcação, sendo um destes denominado Líder, o qual somente a si é obrigatório apresentar no ato de inscrição os documentos constantes do item 6.4, cujo lhe é dado o direito de protestar sobre o resultado de provas e/ou tarefas junto a Comissão Organizadora do Evento, ficando dispensada a apresentação dos documentos para os demais componentes, contudo, não extinguindo as mesmas obrigações para todos firmadas por seu representante na inscrição.
6.8 – Ao final do período de inscrição só serão validadas as inscrições das competições que obtiverem o mínimo de 05 (cinco) concorrentes. Logo, a competição que não atingir esse limite será extinta do cronograma de competições.

7 – DAS PROIBIÇÕES
7.1 – É proibido aos competidores apresentar-se bêbado ou drogado, bem como ingerir ou portar bebida alcoólica ou usar qualquer tipo de droga ou entorpecente durante a competição para o qual está inscrito, sob o risco de sua eliminação e de sua equipe, quando for o caso.
7.2 – É vedado aos competidores realizar durante a competição, cujo este participa, qualquer tipo de apologia insociável ou promover qualquer manifestação de ofensa e ódio, bem como fica vedado a realização de propaganda de qualquer natureza, sob pena de sua eliminação e de sua equipe, quando for o caso.
7.3 – Durante a competição para a qual esteja inscrito não poderá o competidor ter comportamento antiético que cause constrangimento público a outrem ou a qualquer membro integrante da Comissão Organizadora, nem às autoridades convidadas por esta, sob pena de sua eliminação e de sua equipe, quando for o caso.
7.4 – Não poderá sob hipótese alguma o competidor usar de qualquer método ou recurso estranho ao comum da competição a qual disputa ou obter qualquer ajuda que lhe ofereça vantagem desleal sobre seus concorrentes, sob pena de eliminação direta de si e seus companheiros, quando for o caso.
7.5 – Poderá a Comissão Organizadora do Evento eliminar a qualquer momento o competidor cujo for verificado o não cumprimento de qualquer uma das predisposições ou requisito deste regulamento.

8 – DAS PREMIAÇÕES
8.1 – As premiações para os vencedores de cada competição e modalidade serão de cunho financeiro e estão dispostas no ANEXO F deste regulamento.
8.2 – Cabe a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, em nome da Prefeitura Municipal de Santa Helena/MA, entregar a premiação de cada competidor ou equipe conforme sua classificação, respeitando os casos de empate, realizando a devida divisão do prêmio, quando for o caso.
8.3 – Nas competições por equipe, à Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, limita-se sua responsabilidade em entregar a devida premiação para o Líder ou Coordenador.

9 – DAS REGRAS DE EMPATE E DESEMPATE
9.1 – Em caso de empate de duas equipes ou competidores na 1ª colocação, deverão estes ratear os dois prêmios principais, extinguindo a premiação da 2ª colocação. Caso forem três ou mais equipes ou competidores empatados em 1ª colocação, ratear-se os valores das três principais premiações, extinguindo-se as premiações para 2º e 3º colocados, aplicando-se as mesmas regras e lógicas acima mencionadas nas demais hipóteses de empate.

10 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
10.1 – Os competidores inscritos em qualquer uma das competições e suas modalidades autorizam o uso de sua imagem para circulação em meio de comunicação em publicação das ações da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer e da Prefeitura Municipal de Santa Helena-MA.
10.2 – Ao se inscrever o participante declara conhecer o inteiro teor deste regulamento, acatando-o em sua totalidade, do contrário sua inscrição é nula o que, conforme o caso, lhe acarretará sua desclassificação e/ou perda da premiação que eventualmente a tenha conquistado.
10.3 – a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, por meio da Prefeitura Municipal de Santa Helena/MA, oferecerá as mínimas condições para a realização de cada competição, disponibilizando equipes de apoio para emergências tanto nas competições terrestres como nas aquáticas.
10.5 - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do evento.


Santa Helena (MA), 29 de março de 2017.


PREMIAÇÃO DAS COMPETIÇÕES
DESCRIÇÃO DO PRÊMIO
VALOR(R$)
1º COLOCADO – ATLETISMO MASCULINO
R$ 1000,00
2º COLOCADO – ATLETISMO MASCULINO
R$ 700,00
3º COLOCADO – ATLETISMO MASCULINO
R$ 500,00
1ª COLOCADA – ATLETISMO FEMININO
R$ 1000,00
2ª COLOCADA – ATLETISMO FEMININO
R$ 700,00
3ª COLOCADA – ATLETISMO FEMININO
R$ 500,00
1º COLOCADO – CORRIDA DE JUMENTO
R$ 300,00
2º COLOCADO – CORRIDA DE JUMENTO
R$ 200,00
3º COLOCADO – CORRIDA DE JUMENTO
R$ 100,00
1º COLOCADO – NATAÇÃO LIVRE - MASCULINO
R$ 300,00
2º COLOCADO – NATAÇÃO LIVRE - MASCULINO
R$ 200,00
3º COLOCADO – NATAÇÃO LIVRE - MASCULINO
R$ 100,00
1ª COLOCADA – NATAÇÃO LIVRE – FEMININO
R$ 300,00
2ª COLOCADA – NATAÇÃO LIVRE – FEMININO
R$ 200,00
3ª COLOCADA – NATAÇÃO LIVRE – FEMININO
R$ 100,00
1º COLOCADO – CANOAGEM – 01 REMADOR
R$ 300,00
2º COLOCADO – CANOAGEM – 01 REMADOR
R$ 200,00
3º COLOCADO – CANOAGEM – 01 REMADOR
R$ 150,00
1º COLOCADO – CANOAGEM – 03 REMADORES
R$ 500,00
2º COLOCADO – CANOAGEM – 03 REMADORES
R$ 400,00
3º COLOCADO – CANOAGEM – 03 REMADORES
R$ 300,00
1º COLOCADO – CANOAGEM – 05 REMADORES
R$ 1000,00
2º COLOCADO – CANOAGEM – 05 REMADORES
R$ 750,00
3º COLOCADO – CANOAGEM – 05 REMADORES
R$ 500,00


CRONOGRAMA DAS COMPETIÇÕES


COMPETIÇÃO
HORÁRIO*
Início
Término
Atletismo (masc./fem.)
15h30
17h00
Natação Nado Livre (fem.)
15h30
16h00
Natação Nado Livre (masc.)
16h00
16h30
Corrida de Jumento
16h00
16h30
Canoagem (um remador)
16h30
17h00
Canoagem (três remadores)
17h00
17h30
Canoagem (cinco remadores)
17h30
18h00
*É importante observar que durante a realização dos eventos pode haver alteração nestes horários estipulados pela Comissão Organizadora.

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